Pensar com P maiúsculo


Fazer boa hermenêutica é pensar com P maiúsculo .Escreveu o Pr. Wellington.
O tempo é como um rio que nos instiga a pensar na historia para entender o presente e desembocar no futuro.
O futuro pertence a quem credita seus sonhos a Deus, máxima dita pelo sábio Salomão: O coração do homem pode fazer plano (sonhos), mas a respostas certa vem de Deus(PV.16.1).
A pessoa transformada em Cristo Jesus, sempre fala: ,”por favor, não me pergunte quem eu fui e não me diga para eu voltar a ser o que eu era”.
O homem faz de si mesmo refém do caráter das emoções, condenado a perdição. O pensamento trai, as emoções enganam e o corpo decepciona.
No mundo da síndrome da pressa e da ansiedade, a paciência e a tolerância são esquecidas, e sem elas não existem sonhos, não tem futuro, pois não há tempo para Deus. “Mas buscai primeiro o reino de Deus... e as demais coisas vos serão acrescentadas (Mt. 6.33).
Viver não é tarefa fácil,principalmente para quem não pensa em Deus, na família e no próximo. Desesperados, cansam de lutar na busca pelo sucesso e, desanimados, muitos tentam tira sua própria vida.
O homem sem Deus não é digno de confiança: ”Maldito o homem que confia em si mesmo, afasta seu coração de Deus e confia em seus braços” (Jr.17.5).
Pela falta de vigilância precipita-se nas síndromes de culpa com atitudes intempestivas perdendo a vida antes do tempo (Ec.7.17).
(R. Veja 12/01/2009) “ Os prejuízos financeiros em si não são a causa preponderante dos suicídios. O problema maior é a perda de status é a rejeição dos pares e amigos”.
Em qualquer situação da vida, Deus não nos deixa.
O profeta Isaias nos presenteia com esse cálice de doçura transbordante: “... eu sou contigo, não te assombre; eu sou teu Deus te tomo pela Máo direita e te digo: Não tenha medo eu te ajudo”(Is.41.10-13).
Vivemos tempos estranhos.Estamos sempre cansados e sobrecarregados,sempre ocupados e atrasados . Não temos tempo para ter amigos, não temos tempo para ser amigo. Não temos tempo para ser pai, não temos tempo para ser mãe. Não temos tempo para ser filhos, não temos tempo para ser esposo (a). E, o pior, não temos tempo para Deus nem para a sua obra.
Toda essa fadiga gira em torno da ostentação, poder material e saber acadêmico em busca de gloria pessoal. Jeremias expõem o que agrada a Deus : “Não glorie o sábio na sua sapiência, Nem se glorie o forte na sua força. Não se gloria o rico nas suas riquezas. Mas o que se gloria glorie-se em conhecer a Deus e saber que o Senhor é misericordioso” (Jr.9.23-24).
Quando morremos não levaremos o dinheiro que economizamos durante a vida. Levaremos o dinheiro que aplicamos na obra de Deus (Lu. 12.33). por favor, não permita que o mundanismo selvagem anestesie sua sensibilidade espiritual. O amor demais por coisa materiais é fruto do amor de menos por si pela obra de Deus.
Diógenes, o filosofo,quando estava tomando sol,foi procurado pelo imperador Alexandre, o Grande, que lhe interpelou: “Diógenes, o que deseja que eu faça para você?. Então, Diógenes respondeu: “ Quero que chegue para o lado, não tire de mim aquilo que não pode dar”. O imperador lhe fazia sombra, impedindo que o sol chegasse a Diógenes.
Diante desse episodio, penso e analiso: não será o momento de falarmos ao grande imperador consumismo: Quero que vá para longe, não tire de mim aquilo que não pode dar: a salvação e a santificação”.
Só assim, seremos Enteu e Entéia ( Cheio do amor de Divino e inspirados por Deus).
Concluo esta pálida, ínfima, acanhada e humilde crônica, solicitando aos nossos leitores deste Blog que nesse ano de 2010 sejamos hermeneutas, pensar com P maiúsculo, em Deus, na família e na obra do Senhor.
Um forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário